Página inicial


O QUE É

Orientação psicológica on-line é um serviço psicológico realizado à distância, que se utiliza de meios tecnológicos e tem a função de informar, orientar e esclarecer focal, breve e pontualmente, questões ou dúvidas pessoais vivenciadas pelo cliente. Objetiva proporcionar ao cliente a oportunidade de refletir acerca de si mesmo, seus comportamentos e atitudes diante dos outros e frente às situações de seu cotidiano, buscando o desenvolvimento de seus recursos pessoais e, consequentemente, de formas e estratégias mais operativas no enfrentamento das questões e conflitos que experimenta.
A orientação psicológica on-line segue rigorosamente as normas do Código de Ética Profissional do Psicólogo e é realizado por psicólogos formados, inscritos no Conselho Regional de Psicologia, que credencia os sites habilitados a tais serviços e fiscaliza os procedimentos adotados pelos mesmos.


A QUEM SE DESTINA

A pessoas maiores de dezoito anos* que atravessam situações pontuais em que um conflito ou sofrimento esteja presente, relacionados com a vida afetiva, sexual e familiar, estados de ansiedade e/ou depressão, dificuldade de integração social, perdas, rompimentos e mudanças em decorrência de situações profissionais, doenças pessoais ou de familiares e pessoas próximas que causem impacto ou mudanças no relacionamento para consigo mesmo ou para com os outros.
Além disso, podem se beneficiar da orientação on-line, pessoas com dificuldade de deambulação e/ou locomoção, pessoas em trânsito ou que residam em outros países e que a língua estrangeira se constitua como barreira temporária para o acolhimento de sua demanda pelos serviços de saúde locais, bem como pessoas que residam em municípios em que a oferta de serviços psicológicos se demonstre ausente ou insuficiente.



QUAL A DIFERENÇA ENTRE PSICOTERAPIA E ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE?

A orientação psicológica online trabalha com questões pontuais e específicas, que são avaliadas e respondidas de forma breve e focada, sem o maior aprofundamento de uma sessão de psicoterapia.

A psicoterapia é um processo contínuo, onde se estabelece o vínculo entre terapeuta e paciente e que utiliza recursos e técnicas terapêuticas para promover o autoconhecimento e o crescimento pessoal.

MODALIDADES DE ATENDIMENTO


- Orientação por Skype ou MSN messenger
Nesta modalidade de atendimento on-line, a comunicação entre o(a) cliente e o(a) psicólogo(a) se dará por meio de aplicativo de comunicação como Skype, MSN ou similar, por texto, voz ou voz e imagem, a critério e escolha do(a) cliente.
A orientação on-line entre  cliente e  psicólogo acontecerá em dias e horários previamente agendados entre ambos.  Sessões agendadas e não realizadas, se não desmarcadas com antecedência mínima de 24h serão consideradas como realizadas e não serão repostas.

Este serviço, na medida em que exige do psicólogo a disponibilidade em dias e horários previamente agendados, implicará no pagamento de honorários ao profissional.   Tais honorários serão combinados entre o(a) cliente e o(a) psicólogo(a) numa entrevista inicial, sem custos.  Os honorários sempre respeitarão a deliberação do artigo 4º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, incisos "a" e "c", que preconiza que:
"Art. 4º – Ao fixar a remuneração pelo seu trabalho, o psicólogo:
    a) Levará em conta a justa retribuição aos serviços prestados e as condições do usuário ou beneficiário;
    c) Assegurará a qualidade dos serviços oferecidos independentemente do valor acordado."

O processo de orientação por Skype, MSN ou similar, como qualquer serviço psicológico realizado à distância por meios tecnológicos, é limitado a vinte encontros entre  cliente e  psicólogo.
Recomenda-se que o cliente evite o uso de computadores compartilhados ou públicos, bem como delete os históricos das comunicações e mantenha programas anti vírus, firewalls e o sistema operacional, sempre atualizados.  Ao psicólogo caberá utilizar de todos os meios ao seu alcance para salvaguardar a intimidade e a privacidade do cliente, em conformidade com o que estabelece o Código de Ética Profissional do Psicólogo quanto ao sigilo a que está obrigado.



COMO POSSO SOLICITAR OS SERVIÇOS?

Faça contato via e-mail, fone, whatsapp ou formulário de contato mencionando o horário e psicólogo.



ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES

A divulgação dos telefones dos profissionais filiados é exigência do CFP e não significa que os mesmos estão disponíveis para atendimento telefônico, estes números destinam-se ao agendamento de horário para atendimento online.
Não solicite orientação simultânea a mais de um profissional - por razões de ordem técnica e ética, não se permite o atendimento simultâneo em serviços de Psicologia.
Os profissionais filiados ao site, pelos mesmos motivos acima expostos,não atenderão on-line, pessoas que já estejam se submetendo a outras modalidades de serviços em Psicologia.
É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.
Nossa equipe observa todos os cuidados que estão ao nosso alcance, no sentido de preservar o sigilo e a privacidade das mensagens recebidas e enviadas, dentro dos mais rigorosos princípios que norteiam nossa ética profissional. De qualquer forma, alertamos que as comunicações através da internet não devem ser consideradas como 100% seguras.